quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Ziff Davis encerra EGM americana e vende site 1UP

O grupo de comunicação Ziff Davis confirmou que a edição americana da revista Electronic Gaming Monthly (EGM), uma das mais tradicionais publicações especializadas em games, foi cancelada. Ao mesmo tempo, anunciou a venda de sites relacionados a games, incluindo o 1UP.com, para o UGO Entertainment.
Revista EGM é editada nos EUA desde 1989

Assim, a EGM encerra seus quase 20 anos de existência com a edição 236, de janeiro de 2009. Lançada em março de 1989, a revista nasceu cobrindo videogames como o Master System, da Sega, e o NES, da Nintendo, além de também dedicar páginas ao Atari, ao computador Amiga e a outras plataformas da Commodore. O Mega Drive e o TurboGrafx-16 ainda não haviam sido lançados nos Estados Unidos, apenas no Japão.

Em meados de dezembro, Adrián Carbajal, ex-diretor editorial da EGM em espanhol, anunciou o cancelamento da publicação dirigida ao público hispânico, citando as incertezas em relação à edição original em inglês. Por enquanto, a edição nacional da revista, publicada pela editora Tambor, continua como está, segundo a EGM Brasil.

Com a venda do 1UP, o grupo Ziff Davis espera aliviar suas dívidas, além de poder se dedicar ao seu principal negócio: a versão digital da PC Mag. Sobre o cancelamento da revista, a companhia citou o declínio de leitores e de anunciantes, e consequentemente da renda gerada pela publicação. Ainda, sem poder usar o conteúdo do 1UP, agora vendido, decidiu pela extinção da revista. Antes, a empresa já havia cancelado outras publicações impressas, incluindo a Games for Windows Magazine, com história de 27 anos, e a Official U.S. PlayStation Magazine.

Como muitos funcionários trabalhavam tanto para a EGM como para o 1UP, muitos devem ser dispensados. Reportagens dão conta que entre 30 e 40 profissionais foram ou serão demitidos, entre eles Ryan O'Donnell, criador do 1UP Show. Segundo o diretor editorial Sam Kennedy, falando ao blog MTV Multiplayer, o número de shows no site deve ser diminuído. Especula-se que a equipe ficou diminuída para pouco mais de 20 funcionários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário