terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Novidades quentes do reino da Microsoft

Parece que o ano de 2008 foi muito bom para a divisão da Microsoft responsável pelo Xbox 360. Segundo Aaron Greenberg — diretor da área Xbox — o ano passado apresentou o melhor desempenho do console desde o seu lançamento.

De acordo com os dados cedidos pela Microsoft, foram vendidos mais de 28 milhões de unidades da plataforma de jogo ao redor do mundo, expandindo ainda mais a liderança do Xbox 360 frente ao seu grande rival o PlayStation 3, da Sony, em referente as vendas.

A crise econômica se fez notar no último semestre de 2008, o que acabou reduzindo o poder de compra do consumidor. Que acabou preferindo produtos mais funcionais e mais acessíveis. E não foi só as vendas do console de que aumentaram, a compra de serviços disponibilizados pelo Xbox 360 também apresentou um aumento significativo. Os usuários ativos (gold) da Microsoft's Xbox Live aumentaram em aproximadamente 84%.

Greenberg comentou que os usuários gastaram mais de um bilhão de dólares na Xbox Live Marckplace desde o lançamento do serviço ainda em 2005. O executive ainda explicou que o preço do console no território estadunidense (US$ 199,00) foi um dos fatores críticos para o sucesso da plataforma no natal desse ano.

Mais rosas no jardim da Microsoft

E parece que o ano de 2009 também reserva muitas alegrias para a empresa fundada por Bill Gates. Além dos títulos que já eram conhecidos desde o ano passado, a CES (Consumer Electronics Show) — tradicional feira de eletrônicos realizada anualmente em janeiro na cidade de Las Vegas, nos Estados Unidos — desse ano deve trazer algumas surpresas.

A Microsoft deve fazer a sua habitual apresentação (com direito a grande pompa e efeitos especiais) com um destaque todo especial para as novidades do Xbox 360 previstas para o ano de 2009.

Entre os destaques da apresentação devem estar novas informações de dois títulos da mesma franquia de peso que certamente vão atrair novos jogadores para a plataforma da Microsoft. Isso mesmo, os mais antenados no Baixaki Jogos já devem saber que estamos falando de Halo Wars e Halo 3: ODST.

Ambientados no cenário fantástico de Halo os dois jogos são exclusividade do console e duas das maiores apostas da empresa para o crescimento da plataforma. O primeiro é Halo Wars — desenvolvido pela Ensemble Studios (que deve fechar permanentemente em 2009) — e o segundo é Halo 3: ODST, uma expansão independente de Halo 3.

Mas estas são apenas alguns dos destaques da CES 2009, para saber tudo o que vai rolar na feira fique ligado no Baixaki Jogos.

Toda rosa tem seus espinhos

Mas nem tudo são flores no reino da Microsoft. Depois de uma onda de rumores, veio uma confirmação alarmante. A Microsoft informou que a partir do dia 15 de janeiro, vai iniciar um programa de demissão que visa gerar um grande corte no quadro de funcionários em todo o mundo.

A empresa que atualmente emprega cerca de noventa mil pessoas (espalhadas em escritórios ao redor do mundo), vai demitir cerca de 17%, da sua equipe, ou seja 15 mil funcionários.

Até ao momento não estão confirmadas as regiões ou os setores que serão afetados, mas aparentemente a divisão que engloba o MSN será uma das principais atingidas. Também se especula que a região que sofrerá os maiores cortes será a Microsoft EMEA, que compreende os países da Europa, Médio Oriente e África.

E ao que tudo indica os cortes não devem atingir os departamentos ou regiões que estejam apresentando bons desempenhos, como o caso da divisão de entretenimento encabeçada pelo Xbox 360.

Nenhum comentário:

Postar um comentário